Oficina - Trabalho participantes Evelise e Patrícia

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Oficina - Circuito Educação e Saúde

Produção de conhecimento e publicação sobre Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS

Pauta de trabalho:

#Acesso ao blog da oficina para comentar a proposta.
#Pesquisa sobre o tema na internet
#Construção da apresentação de Slides usando o editor de Slides Impress.
#Construir o slide share
#Publicar no blog.
#Apresentação dos trabalhos da oficina.
#Chat temático. http://ie-nte.no-ip.org/cgiirc


A - Discutindo sobre editores de apresentação

Um editor de apresentação pode ser considerado como um sistema de autoria, pois é um aplicativo em que o usuário pode produzir apresentações sobre qualquer tema e conteúdo, construir um software e em alguns editores, como no Power Point, é possível produzir atividades nas quais o usuário poderá escrever durante a apresentação. No caso do Impress, esse recurso ainda não foi explorado.
A proposta de trabalhodessa oficina pode ter uso pedagógico ou profissional eserá utilizado o editor de apresentação impress. Para iniciar é preciso a definição de um tema, no caso AIDS, a pesquisa de conteúdo, imagens, gráficos e outros dados sobre ele e a construção de uma apresentação com pelo menos 5 slides.
Várias propostas de produção de texto podem ser desenvolvidas usando os editores de apresentação. E como toda proposta de produção, é preciso que sejam consideradas e bem explicitadas para os alunos as condições de produção deste texto : o que se escreve? Para quem ? Com que objetivo? Como se escreve? Em que suporte?
Nessa perspectiva, é importante que o participante já tenha visto uma apresentação, no noso caso observe a apresentaçao na postagem acima.

Considerando que uma apresentação é um tipo de texto que serve de suporte para exposição de um conteúdo, é necessário que ela seja sintética, é útil que possua imagens, é importante que as informações sejam organizadas de forma lógica : apresentação, argumentação, considerações finais.


Agora, planeje uma apresentação sobre o tema Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS

Para construirmos a apresentação é necessário buscar conteúdo sobre o tema:

  • Conceitos importantes
  • Formas de transmissão
  • Sintomas
  • Prevenção
  • Programas / políticas públicas na área
  • Referências

Cada tema poderá ser apresentado em um slide específico que tem:

  • Título, conteúdo, imagem, gráfico e outros dados, se desejar.

Lembre-se que uma apresentação é sintética e serve de subsídio a exposição oral de um conteúdo.

B - Pesquisa na internet sobre o tema

  1. Pesquise na internet este tema e organize o conteúdo num editor de textos para facilitar a construção da apresentação.
    Cada elemento que pesquisar registre a referência (fonte) no item referências.

C- Construindo uma apresentaçao no Impress (aplicativo disponível na sala do NTE Betim)

  • Como montar uma apresentação no impress:
    · Abrindo o openoffice impress

    1. Clique no menu Aplicações da barra de tarefas
    2. Aponte para a opção Escritório e clique em openoficce.org impress
    3. Será aberto o Assistente de apresentação em que você poderá selecionar o tipo. Selecione apresentação em branco e clique em criar
    4. Na caixa modificar slide, precisamos dar nome para o slide e selecionar em Auto Layout uma opção. (recomendamos a opção em branco). Clique em OK e o openoffice impress será aberto.
    · Escrevendo na apresentação
    1. Para escrever, é preciso inserir uma caixa de texto, ou selecionar o lay out de modo a ter as caixas de texto necessárias.

    Dicas úteis
    · Se você clicar dentro da caixa de texto com o botão direito do mouse, poderá fazer várias alterações na cor, tamanho e tipo da fonte (letra), entre outras. Experimente!
    · Se você quiser mudar o texto de lugar, posicione o mouse na caixa de texto, clique, mantenha o dedo apertado e movimente-a.
    · Você pode inserir quantas caixas de texto quiser, basta seguir novamente os passos.
    · Ao posicionar o mouse nos quadrados verdes, você pode redimensionar a caixa de texto
  • Inserindo uma figura:
  • Pesquisar imagens num site de busca a exemplo http://www.google.com.br/
  • Salvar imagem no computador pasta home/aluno
  • Iserir imagem do arquivo a partir do menu inserir.

    Dicas úteis

    · Para aumentar ou diminuir a figura, posicione o mouse nos quadrados verdes e faça como na caixa de texto.
    Definindo plano de fundo
    1- Para definir o plano de fundo, clique no slide com o botão direito do mouse, posicione na palavra slide e clique em configuração da página.
    2- No canto superior esquerdo, você terá duas abas(opções): página e plano de fundo. Clique em plano de fundo, escolha que tipo de preenchimento deseja e clique em ok.

  • Atribuindo efeitos de animação

1- Selecione o texto que você deseja animar.
2- Para colocar efeito em seu texto, clique em apresentação de slides>animação personalizada e será aberto o painel de tarefas onde será possível configurar todos os efeitos da sua apresentação
3-Feche a janela e continue o seu trabalho.



  • Salvando seu arquivo
    1. Clique em arquivo/salvar
    2. Localize a sua pasta, dê um nome ao seu arquivo e clique em salvar
    ( Peça ajuda ao seu professor se tiver dúvida)
  • Dicas úteis
    · Para visualizar a apresentação, aperte F5 no teclado.
    · Planeje para ganhar tempo.
    · Salve seus arquivos sempre na pasta de sua turma.
    · Seja curioso. Para saber a função de um ícone, posicione o mouse nele sem clicar.

D -Publique sua apresentação a partir do Slide share endereço http://www.slideshare.net/

E. Construa o seu blog no endereço http://www.blogger.com/ , observe que poderá utilizar a conta do google, se tiver.

F. Apresente seu trabalho para os colegas da oficina

G. Participe do Chat sobre o tema do trabalho no endereço http://ie-nte.no-ip.org/cgiirc

H. Faça a avaliação neste blog.

Um comentário:

suy disse...

ufaaaa! foi árduo, mais consegui.
logo logo te mando um slide bem mais bonito e...
feito por mim!
obrigada pela atenção, Cleusa
bjsuy